Fome ou Vontade de Comer?

Espaco Adhara
12/04/2018

 

 

       A maioria das pessoas não sabe diferenciar quando estão com fome ou quando estão com vontade de comer...


 

e por fim, em ambos os casos, acabam se alimentando e cultivando uma culpa gigante. A boa nova é que conseguimos decidir quando comer e assim podemos aprender a controlar nossas escolhas alimentares.

Muitas pessoas me procuram no consultório para falar sobre este assunto e posso dizer que, normalmente, mesmo de forma inconsciente, a decisão de comer começa por um pensamento e é ele que determina o consumo como funcional ou não. Esses pensamentos aparecem em resposta a estímulos que podem ser biológicos, mentais, emocionais ou sociais.

Os estímulos biológicos estão relacionados aos aspectos físicos como fome, sede, seu estômago fazendo barulho pedindo por comida. Os estímulos mentais têm relação a pensar em alimentos ou ver uma imagem de alimento. Os estímulos emocionais estão ligados as emoções desagradáveis na tentativa de buscar alivio, conforto ou se distrair, e emoções agradáveis na tentativa de mantê-los por mais tempo. E os estímulos sociais dizem respeito as pessoas e ambientes que te incentivam a comer mais, como um aniversário ou jantar especiais.

Agora que falamos sobre os possíveis estímulos podemos diferenciar a fome da vontade de comer. A fome é quando se está em jejum há algumas horas, você experimenta uma sensação de vazio no estômago que normalmente vem acompanhado de ruídos (estímulos físicos) que aumentam gradualmente, ela não é seletiva em relação a alimentos e se minimiza após a ingestão de líquidos e desaparece após a realização de uma boa refeição.

Já a vontade de comer costuma aparecer de uma vez, contendo mais estímulos mentais, emocionais e sociais, tem como objetivo algum alimento especifico como o doce e pode não gerar saciedade após a ingestão do alimento, além de gerar uma culpa após a refeição.

Devemos observar o que está nos levando a comer para identificar se estamos conseguindo escolher a quantidade, horários e alimentos que nos tragam uma vida saudável, distante de sobrepesos, compulsões e restrições alimentares, hiper compensações disfuncionais, e assim podermos comer tranquilos e ficarmos livres de culpa. Vale uma boa dica: quando sentir vontade de comer alguma coisa, beba um copo com água! Assim você se hidrata mais e, quem sabe, passa a vontade de comer?

 

Gostaria de conversar com a psicóloga Yara Morais sobre este assunto?

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