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Espaco Adhara
28/06/2018

Conhecido na língua inglesa como Mindfulness, e traduzido para o Brasil como Atenção Plena, a prática vem aparecendo cada vez mais pelo mundo...

 


 

Conhecido na língua inglesa como Mindfulness, e traduzido para o Brasil como Atenção Plena, a prática vem aparecendo cada vez mais pelo mundo. Com raízes do Budismo com o nome Smrti em Sânscrito. Foi tomando força pelas mãos de Jon Kabat-Zinn, professor emérito, fundador e ex-diretor da Clínica de Redução de Estresse do Centro Médico da Universidade de Massachusetts (EUA).

 

Para que serve?

 

Ela nos ensina uma nova maneira, menos reativa, de nos relacionarmos com toda experiência, seja ela positiva, negativa ou neutra, com o objetivo de diminuir nosso sofrimento e aumentar nossa sensação de bem-estar. Assim ela trabalha na regulação das emoções, treinamento do foco e da atenção, além de nos auxiliar diante dessas situações:

 

1. Saúde Física:

  • Ajuda a aliviar o estresse;
  • Trata doenças cardíacas;
  • Baixa a pressão arterial;
  • Reduz dores crônicas;
  • Melhora o sono;
  • Alivia problemas gastrointestinais.

2. Saúde Mental:

  • Depressão;
  • Abuso de substâncias;
  • Distúrbios alimentares;
  • Conflitos de casais;
  • Transtornos de ansiedade;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo.

 

Como funciona?

A prática consiste em exercitamos nosso foco e atenção no momento presente, ou seja, ficamos conscientes no que estamos fazendo e nossa atenção não caminha pelo passado e nem futuro. Tem como característica se posicionar com uma atitude mais receptiva de não-julgamento, nos auxiliando a aceitar nossas experiências ao invés de reagir com aversão diante delas.

 

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