Nutrição e Mindfulness

Adhara
16/04/2017

O mindfulness remonta aos sutras de 2500 a.C e está relacionada com as filosofias da Yoga e do Taoismo.


 

No final da década de 1970, Jon Kabat - Zinn (Ph.D) começou a aplicar as técnicas do mindfulness na Escola de medicina de Massachusetts, para tratar pacientes com dores crônicas. Diante do sucesso obtido com os primeiros grupos de pacientes tratados dessa forma, ele começou a elabo um programa de redução de estresse fundamentado no mindfulness, que hoje é mundialmente conhecido.

O foco do programa é o treinamento metódico para tornar o indivíduo mais consciente, a todo instante - Atenção Plena.

Os principais mecanismos do mindfulness são:

  • Percepção consciente

  • Identificar “ameaças” pensamentos negativos

  • Aceitar as circunstâncias - eu estou bem, mesmo nessa situação

  • Avaliar os recursos internos - “Eu posso”.

 

Atenção Plena e Alimentação

Ao trazer o mindfulness para sua vida alimentar, você aprenderá a parar , sintonizar - se e ouvir. Entenderá de que maneira seus pensamentos e sentimentos, se não receberem atenção, podem afastá - lo do presente e, Dessa forma, levá - lo a comer uma barra de chocolate para compensar o mal estar causado pela ansiedade , estresse ou a solidão.

 

Fome psicológica x fome fisiológica

Quando prestamos atenção ao nosso consumo de alimentos encaramos nossas verdadeiras carências e analisamos o que realmente queremos , mas quando não temos consciência de nossa fome real (fisiológica), tendemos a comer mais, quando o necessário seria comer menos (fome psicológica).

Comer consciente - Ter atenção ao momento, valorizar e respeitar o alimento e como consequência resgatar o prazer da refeição.

 

Os exercícios de Atenção Plena ajudam:

  • Restaurar a ligação entre os sentidos e o corpo

  • Treinar para voltar a desfrutar do que come sem sentir culpa

  • Estar satisfeito e comer menos

  • Livrar -se de hábitos alimentares prejudiciais

  • Tomar consciência dos sentimentos e pensamentos que reforçam seus padrões nocivos de alimentação

  • Restabelecer a conexão com sua sabedoria interior

  • Ter mais entusiasmo e criatividade

  • Livrar - se de pensamentos negativos e sabotadores.

 

Nutricionista Luciana Cristina Alves Chiele -  Nutrição Clínica, Mindfulness, Pré e pós cirurgia bariatrica, fitoterapia e nutracêuticos

fonte: Mindfulness: a dieta , mantenha seu peso perfeito para a vida/ Patricia Collard, Helen Stephenson; Tradução Doralice Lima - 1.ed. Rio de Janeiro : BestSeller, 2015.

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