5 mitos sobre depressão

Espaco Adhara
02/05/2017

Você sabe realmente o que é depressão? Até 2020 a depressão será a ...


 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, por isso vamos a alguns mitos sobre ela.

 

Mito nº1:

"Depressão é o mesmo que tristeza profunda"

Segundo o DSM – V “A característica comum desses transtornos é a presença de humor triste, vazio ou irritável”, sendo que estes sintomas podem variar de leve, médio, ou alta intensidade em cada caso. Assim uma pessoa com depressão não necessariamente irá apresentar uma tristeza profunda. Ela poderá apresentar outros sintomas da depressão como a irritabilidade, ou a perda do prazer.

 

Mito nº2:

"Depressão é sinônimo de fraqueza,  frescura ou preguiça"

A depressão não é um sinal de fraqueza, pelo contrário é um pedido de socorro de que algo não está bem. As pessoas não pedem para ter depressão por frescura ou por fraqueza. A depressão é uma doença como qualquer outra, uma dor de barriga, um problema cardíaco, todas precisam de tratamento. Na depressão acontece um rebaixamento das funções cerebrais, e mudanças no corpo, que não permite que pessoa consiga melhorar de uma hora para outra. Por isso, se você conhecer alguém que está com depressão e não consegue se levantar da cama não o chame de preguiçoso, ele realmente não está conseguindo, até porque quando alguém está internado por um problema cardíaco não o chamamos de preguiçoso, não é mesmo?

 

Mito nº3:

"Depressão é sempre devido a um motivo específico"

Em alguns casos a depressão aparece depois de uma situação especifica como a morte de um ente querido, estresse de uma vida conturbada, ou uma separação. Porém nem sempre a depressão possui um marcador de início. Ela pode surgir em um momento positivo da vida da pessoa, porém a forma como ela aprendeu a pensar em toda sua vida pode estar sendo disfuncional e leva-la a entrar em uma depressão.

 

Mito nº4:

"Os sintomas da depressão são sempre mentais"

Diferente do que a maioria das pessoas pensam os sintomas da depressão não são apenas mentais, como alteração do humor e diminuição cognitiva. Eles também podem ser físicos com uma diminuição do funcionamento cerebral, alteração de peso, somatização (que é quando o corpo começa a adoecer devido a um sofrimento psicológico).

 

Mito nº5:

"Todos que têm depressão usarão remédio para vida toda"

Como eu disse anteriormente cada caso de Depressão terá seus sintomas, nem sempre a pessoa precisará fazer o uso de medicação. A maioria das pessoas consegue sair da depressão, algumas procurando ajuda de um psicólogo, outras encontrando outros meios, e algumas utilizando a medicação, o importante é que seu uso seja feito com o acompanhamento de um bom profissional que irá determinar qual o melhor remédio e tempo de uso para você.

 

A Psicóloga Yara Morais atende no Espaço Terapêutico Adhara,

Saiba mais sobre o trabalho dela clicando aqui

Estamos à disposição para esclarecimentos e agendamentos.

 

Gostaria de saber mais?

Entre em contato para maiores esclarecimentos sobre nossos serviços e workshops.