Mitos e verdades da alimentação no inverno

Adhara
26/06/2017

Ao contrário do que se pensa, o inverno é uma ótima estação para emagrecer ou manter o peso ideal

 


 

Isso acontece porque nesta época do ano nosso metabolismo está acelerado.

O fator que pode levar ao aumento de peso é mais psicológico do que físico, vejamos porque;

Quando a temperatura ambiente cai, nosso organismo precisa manter a temperatura corporal para realizar todas as funções fisiológicas adequadamente, por isso o metabolismo acelera, ficando assim mais fácil perder aquela gordurinha;

Manter a rotina de alimentação saudável e exercícios físicos contribuem ainda mais, porém muitas pessoas acreditam que para se aquecerem devem consumir alimentos mais calóricos e deixam de praticar exercícios físicos por terem que sai do conforto da casa quentinha para o frio,

Podemos ter versões mais quentinhas de alimentos que consumimos no verão adaptados para o inverno;

 

Aqui vai algumas dicas:

  • Recorrer às versões quentes de comidas leves como verduras e legumes cozidos, em forma de purês, sopas e caldos e em omeletes ou com outras fontes de proteínas;

  • Frutas como a maçã, pêra e banana podem ser aquecidas no microondas e salpicadas de canela;

  • Chás termogênicos como de canela, gengibre, chá verde e mate;

  • Temperos como alho, cebola e pimentas também são termogênicos.

 

Você pode substituir os alimentos gordurosos e pesados por opções mais leves. O açúcar do chocolate pode dar a vez ao doce das frutas, por exemplo. Confira os alimentos típicos do inverno.

Frutas

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Quer dar uma forcinha para o seu sistema imunológico? Aproveite para comer frutas da estação. Caju, abacaxi, melão e morango são ricos em vitamina C, além disso, são mais baratas durante o inverno. Este grupo de frutas é rico em fibras e antioxidantes. As fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal, as propriedades antioxidandes auxiliam na prevenção de doenças, como o excesso de colesterol.

Chás

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Quem não gosta de beber uma xícara de chá quentinho em dias frios? Vale ressaltar que os chás de boldo, hortelã, chá verde, erva-doce, camomila e erva-cidreira tendem a aumentar a secreção de suco gástrico, por isso são devem ser consumidos com moderação em pessoas que possuem problemas de estômago.

Pinhão

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Mais popular na região Sul do Brasil, o pinhão é um fruto rico em gordura insaturada, ou seja, gordura “boa”, que ajuda a proteger o coração. Entre os seus principais nutrientes estão o zinco, o manganês e as vitaminas C e E. Por ser muito calórico, 30 calorias por unidade, você não deve comer mais de 100 gramas duas vezes na semana.

Canela

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Em pratos doces ou salgados, a canela é sempre um ótimo tempero. Além de saborosa, a especiaria tem ação termogênica, isso significa que ela é capaz de acelerar o metabolismo facilitando a digestão e ajudando a evitar o ganho de peso. Uma dica: não coloque canela em pratos muito quentes, isso fará com que parte das propriedades se percam, espere esfriar um pouco.

Gengibre

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Outro termogênico, o gengibre também tem ação antinflamatória e é rico em vitamina C, capaz de melhorar o sistema imunológico. Pequenas porções ao dia podem ajudar a aumentar a resistência ta gripes e resfriados.

Vinho

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Converse com seu médico sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Se não houver contraindicações, uma taça de vinho ao dia pode aumentar a expectativa de vida, desde que associada a hábitos saudáveis com práticas de exercícios.

Converse com um nutricionista

 

Dra. Luciana Chiele - Nutricionista Clínica e Funcional Espaço Adhara

 

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