Psicologia/Psicanálise

 

A Psicoterapia não tem só como objetivo a cura. Sobretudo, visa a possibilidade de construção e conhecimento de si, estabelecendo maior elaboração dos conflitos para usufruir dos prazeres da vida, pessoalmente e profissional.

 

 

Psicoterapia de Casais

A Psicoterapia de casais é uma terapia conjunta, centrada no relacionamento amoroso. E ás vezes, é uma tentativa de salvar o relacionamento antes de se separar.

Há muitos problemas que podem levar um casal a procurar por Psicoterapia Conjugal. Geralmente estão vivenciando a dificuldade de resolver conflitos de maneira conjunta. Os conflitos podem aparecer a partir dos excessos de discussões, das dificuldades relacionadas á sexualidade, das divergências a respeito dos filhos, de dificuldades e divergências relacionadas ao campo financeiro, ciúmes, invasão de privacidade, mudanças no modo de ver o relacionamento ou a si próprio, entre outros...

Na Psicoterapia de Casais é feita uma avaliação cuidadosa do relacionamento, por meio de atendimentos conjuntos e se necessário, individuais, estabelecendo um plano de tratamento o qual terá uma flexibilidade de modificar ao longo do seu percurso. Havendo uma indicação para Psicoterapia de casal, as sessões acontecem uma vez por semana e duram cerca de uma hora.

 

Psicoterapia Infantil e atendimento conjunto pais e filhos

A psicoterapia infantil é o atendimento psicológico de crianças. Esse atendimento de crianças, assim como o de adultos, visa a identificação e o tratamento de problemas vivenciados pela criança que estão relacionados a conflitos de ordem emocional. Estes problemas podem ser produzidos por meio de vários ambientes sociais e formas de relacionamentos em que a criança está inserida, como: a escola, os grupos de relacionamentos presenciais e/ou virtuais e o próprio ambiente doméstico.

Na psicoterapia infantil, a criança tem encontros com o psicólogo onde geralmente são propostos jogos, brincadeiras e conversas que permitam que a criança comunique sobre situações que a preocupam ou situações provenientes de algum tipo de sofrimento. Neste sentido, por meio de um trabalho específico que envolve o acolhimento, o psicólogo, constrói ferramentas capazes de auxiliar a criança para que possa sentir-se a vontade para expressar sobre o que a incomoda. Ás vezes, nem a própria criança ainda tem conhecimento sobre o que a incomoda, mas o vivencia no mais alto nível de potência. E com isso, a família também sofre junto, sem saber o que fazer para ajudar.

Neste sentido, é importantíssimo que a psicoterapia infantil se estenda em conjunto com os pais, sob a possibilidade de tratar do problema de maneira ampla e clara. As sessões podem acontecer de forma alternada onde a criança pode ser atendida em conjunto com os pais e/ou separadamente, estabelecendo assim, junto ao psicólogo a possibilidade de que os pais sejam também acolhidos e orientados de acordo com a necessidade.

 

Psicoterapia de Adultos

A vida adulta está cheia de desafios extremamente difíceis. As exigências profissionais, na grande maioria das vezes, obrigam a uma dedicação quase exclusiva, consumindo grande parte do nosso tempo. Tempo que poderia ás vezes ser destinado a outras coisas, á escolha própria. Ser adulto, implica em construir um caminho no sentido da realização PROFISSIONAL, AMOROSA E FAMILIAR. Em qualquer uma dessas situações, podemos sentir a necessidade de um apoio psicológico ou psicoterapêutico. A intensidade com que tudo acontece e o stress e a ansiedade produzidos por essas situações, estabelece para as pessoas um nível de sofrimento muito elevado.

Geralmente as sessões de atendimento acontecem uma vez por semana(fora algumas exceções), e seguem uma continuidade, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Existem inúmeros problemas em que os adultos vivenciam e pra os quais a Psicologia Clínica e a Psicoterapia podem auxiliar de maneira imprescindível. Destacamos alguns:

  • Problemas depressivos e ansiosos;
  • Dificuldades com a vida amorosa e afetiva;
  • Com a sexualidade;
  • Conflitos com o corpo e a imagem corporal;
  • Com a alimentação;
  • Com a atividade profissional;
  • Com os filhos e/ou com os pais;
  • Com a interação nos grupos sociais;
  • Com o comportamento e a agressividade;
  • Entre vários outros...

Como Contratar?

Viviane Souto

Psicóloga Clínica, psicanalista. Especialista em Trabalho com Famílias. Especialista em Clínica Psicanalítica em Extensão. Membro do Núcleo de Psicanálise do Unipam- (Pesquisas acerca das formas de adoecimentos contemporâneos) Professora/docente do Unipam-Centro Universitário de Patos de Minas.

Atendimentos

  • Acompanhamento Psicológico;
  • Psicoterapia Psicanalítica;
  • Psicoterapia Infantil – atendimento conjunto pais e filhos e orientação a pais;
  • Psicoterapia com Adolescentes;
  • Psicoterapia com Adultos;
  • Psicoterapia de Casais.

Gostaria de saber mais?

Entre em contato para maiores esclarecimentos sobre nossos serviços e workshops.

Requisitar Informações